Connect with us

Corinthians

Gaviões da Fiel e outras organizadas do Corinthians são proibidas até o fim de 2025

Foto: Mauro Horita/Ag. Paulistão

Após confusão na final do Paulistão, FPF proíbe torcidas organizadas do Corinthians, como a Gaviões da Fiel, em estádios até o fim de 2025. Medida atende ao MP.

A Federação Paulista de Futebol (FPF) solicitou nesta quarta-feira a proibição da presença de torcidas organizadas do Corinthians em eventos esportivos até o final de 2025. A medida foi anunciada pelo Departamento de Segurança, Infraestrutura e VAR da entidade e atinge diretamente seis das principais torcidas do clube, entre elas a Gaviões da Fiel.

Além da Gaviões, outras cinco organizadas foram incluídas na punição: Camisa 12, Fiel Macabra, Pavilhão 9, Estopim da Fiel e Coringão Chopp. Todas estão impedidas de comparecer a estádios, bem como de expor faixas, bandeiras ou qualquer outro tipo de material relacionado durante os jogos do Corinthians.

A decisão da FPF foi baseada em recomendação formal do Ministério Público de São Paulo. Em nota oficial, a entidade informou que a punição abrange não apenas a presença das torcidas, mas também a proibição de qualquer manifestação visual ou sonora que identifique as organizadas durante as partidas.

O estopim para a medida foi o comportamento da torcida alvinegra na partida de volta da final do Campeonato Paulista, contra o Palmeiras, realizada na última quinta-feira, na Neo Química Arena. Durante os minutos finais do confronto, sinalizadores foram acesos nas arquibancadas e rojões chegaram a ser lançados em direção ao campo, interrompendo o andamento da partida e colocando em risco a segurança de jogadores e torcedores.

A FPF declarou ainda que notificará os Órgãos de Segurança do Estado e o Ministério Público para que a fiscalização da punição seja efetiva em todas as competições em que o Corinthians esteja envolvido, inclusive fora do estado de São Paulo.

A punição entra em vigor a partir desta quarta-feira, mesmo dia em que o Corinthians estreia na Copa Sul-Americana, contra o Huracán, às 19h (de Brasília), na Neo Química Arena. A expectativa é de que as autoridades já iniciem a fiscalização no jogo desta noite.

Confira a Portaria na íntegra:

MARINA TRANCHITELLA, Diretora do Departamento de Segurança, Infraestrutura e VAR da Federação Paulista de Futebol, no uso das atribuições legais e regimentais.

CONSIDERANDO os termos do Ofício JECRIM nº 005/2025, datado de 31 de março de 2025, expedido pelo Ministério Público do Estado de São Paulo – Juizado Especial Criminal da Capital, por meio do qual o Ilustre 1º Promotor de Justiça da Promotoria do Juizado Especial Criminal Central recomenda a proibição da presença das seguintes Torcidas Organizadas: “GAVIÕES DA FIEL”, “CAMISA 12”, “FIEL MACABRA”, “PAVILHÃO 9”, “ESTOPIM DA FIEL” e “CORINGÃO CHOPP” em todas as praças desportivas, até o final do ano de 2025.

CONSIDERANDO que é dever desta Entidade preservar a disciplina nos campos de futebol.

INFORMA:
Atender integralmente a recomendação do Ministério Público do Estado de São Paulo, para que seja PROIBIDA a entrada, nos estádios de futebol, de qualquer indumentária e objetos (faixas, bandeiras etc.) que identifiquem os associados das torcidas organizadas: “GAVIÕES DA FIEL”, “CAMISA 12”, “FIEL MACABRA”, “PAVILHÃO 9”, “ESTOPIM DA FIEL” e “CORINGÃO CHOPP” a contar desta data.

A Federação Paulista de Futebol oficiará aos Órgãos de Segurança do Estado, Ministério Público do Estado de São Paulo, para fins de fiscalização no cumprimento desta Portaria. Esta Portaria entra em vigor na presente data, revogadas as disposições em contrário.

MARINA TRANCHITELLA
Diretora
Departamento de Segurança, Infraestrutura e VAR