Com gols de Coutinho e Vegetti, Vasco chega a abrir 3 a 1, mas cede empate ao Melgar nos minutos finais e estreia com tropeço na Sul-Americana.
O Vasco iniciou sua trajetória na Copa Sul-Americana com um empate amargo fora de casa. Em Arequipa, no Peru, o Cruz-Maltino chegou a abrir 3 a 1 diante do Melgar, mas sofreu dois gols na reta final e deixou o campo com um empate por 3 a 3 na noite desta quarta-feira, pela primeira rodada do Grupo E.
O destaque vascaíno foi Philippe Coutinho. Logo aos três minutos, o camisa 11 mostrou que está em casa na competição continental. Ele recebeu na entrada da área, ajeitou para a perna direita e mandou um chute preciso, no ângulo, sem chance para o goleiro. Um golaço que abriu caminho para a atuação de destaque do meia.
Vasco domina o primeiro tempo, mas cede espaço
Após o gol relâmpago, o Vasco se fechou em um 4-4-2 compacto, por vezes alternando para o 4-3-3, pressionando a saída de bola do adversário. O Melgar encontrou dificuldades para romper a marcação, mas chegou com perigo aos 23 minutos, quando Tomás Martínez lançou Cabanillas na esquerda. Paulo Henrique cometeu pênalti na tentativa de bloqueio, mas o próprio Martínez desperdiçou a cobrança, chutando para fora.
A resposta vascaína foi imediata e veio novamente dos pés de Coutinho. Após tabela com Paulinho, o meia colocou a bola com precisão na cabeça de Vegetti, que não desperdiçou. O gol dava ao Vasco um controle confortável no jogo.
Mesmo assim, os peruanos descontaram antes do intervalo. Em cobrança de escanteio curto, Orzán cruzou na medida e Gregorio Rodríguez subiu bem para diminuir o placar.
Vantagem no início do segundo tempo vira frustração no final
No segundo tempo, o Vasco voltou a ampliar a vantagem. Aos cinco minutos, Nuno Moreira roubou a bola no campo ofensivo, tabelou com Coutinho e serviu Vegetti, que, mesmo pressionado, empurrou para as redes: 3 a 1.
Com boa margem no placar, o técnico Fábio Carille optou por um jogo de contra-ataque e passou a poupar titulares, como Coutinho, já pensando no duelo contra o Corinthians pelo Brasileirão. A postura mais conservadora custou caro.
Aos 35, Cabrera cruzou pela esquerda e Facundo Castro apareceu nas costas de Mauricio Lemos para finalizar com precisão, diminuindo para 3 a 2. O lance gerou reclamações dos vascaínos por suposta falta em Lemos, mas o árbitro confirmou o gol.
A pressão peruana aumentou, e o Vasco se encolheu ainda mais. Aos 44 minutos, após mais uma bola alçada na área, Cabrera venceu a marcação de Piton e, de cabeça, empatou a partida, decretando o frustrante 3 a 3 no placar final.
Próximo desafio será clássico no Brasileirão
O Vasco volta a campo neste sábado, às 18h30, para enfrentar o Corinthians, na Neo Química Arena, pela segunda rodada do Campeonato Brasileiro. Pela Sul-Americana, o próximo compromisso será contra o Bolívar, em São Januário, na semana seguinte.
Fim de jogo em Arequipa!
Empate na estreia da Copa Conmebol Sudamericana.⚽⚽ Vegetti
⚽ Coutinho📸: Matheus Lima | #VascoDaGama#MELxVAS#Sudamericana2025 pic.twitter.com/QmlJq56Sjg
— Vasco da Gama (@VascodaGama) April 2, 2025