Futebol Feminino
Tudo sobre a abertura do Brasileirão Feminino A1: clubes, jogos e novidades da edição 2025
O Brasileirão Feminino A1 2025 começa neste sábado com transmissão ampliada, novos protocolos e aumento de cotas. Veja formato, clubes e jogos da primeira rodada
O Brasileirão Feminino A1 2025 tem início neste sábado, 22 de março, e promete movimentar o calendário do futebol feminino brasileiro. A competição reúne 16 clubes que se enfrentam em turno único na primeira fase. As oito equipes com melhor pontuação avançam para as quartas de final, que, assim como a semifinal e a final, serão disputadas em jogos de ida e volta.
Clubes participantes
A edição de 2025 conta com os seguintes clubes: América-MG, Bahia, Corinthians, Cruzeiro, Ferroviária, Flamengo, Fluminense, Grêmio, Instituto 3B, Internacional, Juventude, Palmeiras, Real Brasília, Red Bull Bragantino, São Paulo e Sport. Todos disputam o título da elite do futebol feminino nacional.
Jogos da primeira rodada
A rodada de abertura será disputada entre sábado, domingo e segunda-feira. No sábado, Juventude x América-MG e Internacional x Bahia abrem a competição às 16h. Às 21h, o Palmeiras enfrenta o Red Bull Bragantino na Arena Barueri.
No domingo, a Ferroviária encara o Sport às 16h, seguida por Instituto 3B x Fluminense às 18h e Cruzeiro x Grêmio às 18h30. A rodada se encerra na segunda-feira, com Real Brasília x Corinthians às 19h e Flamengo x São Paulo às 21h30.
Transmissão garantida em TV aberta e fechada
A temporada 2025 contará com transmissão ampliada. Os jogos serão exibidos pela TV Globo, SporTV e TV Brasil, garantindo que os torcedores possam acompanhar os duelos em todas as fases da competição.
Aumento nas cotas e investimento da CBF
A CBF anunciou um aumento de 20% nas cotas de participação destinadas aos clubes. A medida visa fortalecer ainda mais a estrutura do torneio, estimulando o crescimento da modalidade. A entidade também será responsável pelo custeio da arbitragem, incluindo a tecnologia do VAR, que estará presente a partir das quartas de final.
Protocolos inéditos e medidas de segurança
Entre as novidades da edição 2025 estão os protocolos Antirracista e de Concussão. O primeiro, baseado em diretriz da FIFA, permite que atos de racismo sejam denunciados por jogadores, árbitros ou oficiais por meio do gesto de braços cruzados em X. Já o protocolo de concussão autoriza uma substituição extra em caso de choque na cabeça, mediante diagnóstico do médico do clube.
Expectativas e profissionalização crescente
A expectativa é de uma temporada marcada por equilíbrio técnico, engajamento da torcida e crescimento da visibilidade do futebol feminino. Com mais recursos, visibilidade e estrutura, o Brasileirão Feminino A1 2025 se consolida como uma das competições mais importantes do continente, valorizando o talento das atletas brasileiras.
Confira a tabela dos primeiros jogos:
Sábado, 22 de março
Juventude x América-MG – 16h – Montanha dos Vinhedos, Bento Gonçalves (RS)
Internacional x Bahia – 16h – Sesc Protásio Alves, Porto Alegre (RS)
Palmeiras x Red Bull Bragantino – 21h – Arena Barueri, Barueri (SP) | Transmissão ao vivo na TV Brasil
Domingo, 23 de março
Ferroviária x Sport – 16h – Arena Fonte Luminosa, Araraquara (SP)
Instituto 3B x Fluminense – 18h – Arena da Amazônia, Manaus (AM)
Cruzeiro x Grêmio – 18h30 – Castor Cifuentes, Nova Lima (MG) | Transmissão ao vivo na TV Brasil
Segunda-feira, 24 de março
Real Brasília x Corinthians – 19h – Valmir Campelo Bezerra, Gama (DF) | Transmissão ao vivo no SporTV
Flamengo x São Paulo – 21h30 – Luso Brasileiro, Rio de Janeiro (RJ) | Transmissão ao vivo no SporTV
