Ícone do site Futebol360.net

“Temos que competir em tudo”, diz Emiliano Díaz sobre prioridades do Corinthians

Bandeira, Corinthians

Foto: Renato Pizzutto/Ag. Paulistão

Emiliano Díaz afirma que o Corinthians não vai priorizar competições em 2025. Time disputará Brasileirão, Copa do Brasil e Sul-Americana com a mesma atenção.

Com o início do Campeonato Brasileiro, a estreia iminente na Copa Sul-Americana e a chegada da Copa do Brasil, o Corinthians entra no mês de abril com calendário lotado e decisões importantes. Apesar disso, a comissão técnica alvinegra descarta qualquer possibilidade de priorização entre as competições neste momento da temporada.

Após o empate por 1 a 1 com o Bahia, pela primeira rodada do Brasileirão, Emiliano Díaz, auxiliar e filho do técnico Ramón Díaz, foi direto ao falar sobre a abordagem do clube diante das três frentes. Segundo ele, o Corinthians tem a obrigação de competir em alto nível em todos os torneios que disputar.

“Não tem como escolher. Aqui é Corinthians, temos que competir. Se for amistoso, temos que competir. Vamos passo a passo, e mais pra frente a gente vê se será necessário priorizar. No ano passado, não escolhemos, estávamos na zona de rebaixamento e mesmo assim chegamos a duas semifinais. Depois que saímos das Copas, conseguimos melhorar no Brasileiro. O tempo vai dizer se é preciso mudar o foco, mas hoje, todos os campeonatos têm a mesma prioridade”, afirmou Emiliano.

A fala reflete a filosofia da comissão técnica argentina, que chegou ao clube em meio a um cenário de crise em 2024. Na época, o Corinthians era o 17º colocado do Campeonato Brasileiro e vinha de uma sequência negativa. Sob o comando de Ramón e Emiliano, o time não apenas evitou o rebaixamento como também alcançou as semifinais da Copa do Brasil e da Copa Sul-Americana — ambas com eliminações para os futuros campeões: Flamengo e Racing, respectivamente.

O desempenho foi suficiente para classificar o clube para a atual edição da Copa do Brasil e garantir uma vaga nas fases preliminares da Libertadores, da qual o Corinthians acabou eliminado antes da fase de grupos. A resposta veio com a conquista do Campeonato Paulista, encerrando um jejum de títulos que durava desde 2019.

Agora, com um ambiente mais estável no Parque São Jorge, o foco imediato é a Sul-Americana. O Corinthians estreia na quarta-feira contra o Huracán, da Argentina, na Neo Química Arena. A equipe ainda enfrentará o América de Cali, da Colômbia, e o Racing, do Uruguai, na fase de grupos da competição continental.

Mesmo diante de um calendário apertado, Emiliano Díaz reforçou que a entrega será máxima em todas as frentes. A intenção da comissão é repetir o padrão competitivo de 2024, mas desta vez com maior controle e regularidade desde o início da temporada.

Sair da versão mobile