Ícone do site Futebol360.net

Retrospecto positivo de Ramón Díaz contra o Huracán anima Corinthians na Sul-Americana

Corinthians 2 x 1 Santos - Paulistão Sicredi 2025 - Semifinal - 10/03/25

Fotos: Jhony Inácio/Ag. Paulistão

Com histórico de oito vitórias em 12 jogos contra o Huracán, Ramón Díaz é trunfo do Corinthians para estreia na Sul-Americana 2025 nesta quarta-feira.

O Corinthians estreia nesta quarta-feira na Copa Sul-Americana 2025, e conta com um trunfo especial no banco de reservas para iniciar a campanha com o pé direito. O técnico Ramón Díaz possui um histórico amplamente favorável contra o Huracán, adversário da noite na Neo Química Arena, às 19h (de Brasília), pela primeira rodada do Grupo C.

Eliminado na terceira fase da Copa Libertadores, o Timão passou a integrar a competição continental paralela e terá, além do Huracán, os clubes América de Cali, da Colômbia, e o Racing, do Uruguai, como concorrentes diretos na primeira fase. Para começar bem, o Corinthians deposita esperanças na experiência de seu treinador argentino, que já acumulou bons resultados contra o rival desta noite.

Ramón Díaz enfrentou o Huracán 12 vezes ao longo de suas passagens por River Plate, San Lorenzo e Independiente, todos clubes tradicionais da Argentina. O retrospecto é animador: foram oito vitórias, um empate e apenas três derrotas. Nove desses confrontos ocorreram enquanto Díaz comandava o River Plate, e os outros três no período em que esteve à frente do San Lorenzo.

A primeira partida de Ramón contra o Huracán aconteceu em 1995, durante sua estreia como treinador no futebol argentino. Naquela ocasião, o River Plate foi derrotado por 2 a 0, em casa. Porém, no ano seguinte, veio a primeira vitória: uma goleada por 4 a 0 no Estádio Monumental. A última vitória do técnico pelo River contra o clube de Buenos Aires ocorreu em 2002, fora de casa, também por 4 a 0, antes de sua saída para o futebol inglês.

No San Lorenzo, o aproveitamento de Díaz contra o Huracán foi mais equilibrado. Em três encontros, foram uma vitória, um empate e uma derrota. O último confronto entre Ramón e o Huracán ocorreu em abril de 2011, com vitória do San Lorenzo por 3 a 0, no Estádio Nuevo Gasómetro, pelo Campeonato Argentino.

Agora à frente do Corinthians, o treinador busca repetir o sucesso contra o adversário argentino e dar início à trajetória corinthiana na Sul-Americana com três pontos. Contudo, a maratona de jogos no calendário brasileiro impõe um dilema ao comandante, que pode optar por poupar alguns titulares.

Para o duelo desta noite, o Timão já tem dois desfalques confirmados. O goleiro Hugo Souza está fora por conta de uma lesão muscular de grau 2 na coxa direita. Já o meia Rodrigo Garro viajou à Espanha para tratar uma tendinopatia patelar no joelho direito.

Mesmo com os desfalques, o retrospecto pessoal de Ramón Díaz contra o Huracán surge como um elemento de confiança para o torcedor corinthiano. A experiência do treinador em confrontos diante do rival argentino pode pesar a favor em um torneio que exige equilíbrio e estratégia desde o início.

Sair da versão mobile