Palmeiras
Palmeiras identifica e pune torcedor por gestos racistas na Libertadores

Palmeiras identifica e pune torcedor por gesto racista contra torcida do Cerro Porteño na Libertadores. Clube registra ocorrência e pode cobrar prejuízos na Justiça.
O Palmeiras identificou e puniu de forma exemplar o torcedor que protagonizou um ato de racismo durante a vitória por 1 a 0 sobre o Cerro Porteño, pela segunda rodada da fase de grupos da Libertadores. O episódio ocorreu na última quarta-feira, no Allianz Parque, e teve repercussão nas redes sociais com imagens do indivíduo fazendo gestos racistas em direção à torcida paraguaia.
A identificação foi possível graças ao sistema de biometria facial e às câmeras de segurança instaladas no estádio. De posse das imagens, o clube localizou o torcedor e enviou uma notificação extrajudicial comunicando as sanções aplicadas. Entre as medidas adotadas, o torcedor foi bloqueado no sistema de compra de ingressos para jogos do Palmeiras como mandante e teve sua participação no programa Avanti cancelada.
Além da exclusão do ambiente de convivência com o clube, o Palmeiras também informou que irá acionar o torcedor judicialmente para buscar ressarcimento em caso de sanções financeiras impostas pela Conmebol. De acordo com o Código Disciplinar da entidade sul-americana, o clube pode ser multado em pelo menos 100 mil dólares por atos de discriminação cometidos por seus torcedores.
O clube também registrou um Boletim de Ocorrência junto à Delegacia de Repressão aos Delitos de Intolerância Esportiva (DRADE), reforçando o compromisso em colaborar com as autoridades para que o caso seja investigado e que o responsável seja punido conforme a legislação vigente.
Força máxima em #FamíliaPalmeiras! 🔥
A venda de ingressos pro Derby deste sábado continua! Bora pra Arena Barueri, torcida que canta e vibra! 💚 ➤ https://t.co/usGqv7h7lS pic.twitter.com/KShGsLoP8G
— SE Palmeiras (@Palmeiras) April 10, 2025
