Santos
Cleber Xavier justifica saídas de Escobar e Rollheiser na derrota do Santos

Cleber Xavier explica substituições de Escobar e Rollheiser na derrota do Santos para o Grêmio e comenta improvisação de Luisão na lateral direita.
Após a derrota por 1 a 0 para o Grêmio, no último domingo, o técnico Cleber Xavier foi questionado sobre as substituições realizadas durante a partida, em especial as saídas de Escobar e Rollheiser, que geraram críticas da torcida santista. O treinador explicou que ambas as mudanças foram motivadas por limitações físicas dos jogadores, ainda com o placar zerado na Arena do Grêmio.
Segundo o comandante, Escobar chegou a ser dúvida até poucas horas antes do jogo. O lateral sentiu um desconforto físico e quase foi vetado pela comissão médica.
“O Escobar quase não viajou. Esperamos até o meio-dia para decidir. Ele sentiu um incômodo, foi medicado e fez um esforço grande para estar em campo. Deu o máximo, mas não tinha mais condições de continuar e pediu para sair”, relatou Cleber.
Rollheiser também deixou o gramado antes do fim do jogo, o que foi alvo de questionamentos por parte da torcida. De acordo com Cleber Xavier, a troca foi necessária devido ao desgaste físico do atacante, que não conseguia manter a intensidade da função que vinha desempenhando.
“Rollheiser estava muito desgastado. Precisávamos renovar a energia do setor ofensivo. No fim, fizemos outras alterações para tentar agredir mais. O Bontempo, por exemplo, entrou com restrição de tempo em campo, não podia jogar mais de 30 minutos”, explicou.
O treinador também comentou a improvisação do zagueiro Luisão na lateral direita, algo que já havia acontecido sob o comando interino de César Sampaio. A decisão, segundo Cleber, foi pensada para ajustar a construção das jogadas por dentro, permitindo maior presença dos meio-campistas em zonas de criação.
“O Luisão foi escalado por uma questão tática. Precisávamos de um lateral que fechasse por dentro, ajudando na construção. Sabíamos que os espaços viriam pelo meio, e com isso conseguimos gerar algumas boas jogadas, especialmente com o Soteldo pela esquerda”, concluiu.
Com o revés, o Santos chegou ao quarto jogo seguido sem vitória na temporada e permanece na zona de rebaixamento do Brasileirão, ocupando a 19ª posição com quatro pontos. O próximo desafio será contra o Ceará, na segunda-feira, dia 12 de maio, às 20h (de Brasília), na Vila Belmiro.
