Libertadores
Cerro Porteño promete reprimir atos discriminatórios e faz apelo aos torcedores

Cerro Porteño promete reprimir atos discriminatórios antes do duelo contra o Palmeiras na Libertadores. Veja detalhes do posicionamento do clube.
Na noite desta quarta-feira, o Cerro Porteño se manifestou sobre a conduta de sua torcida. Adversário do Palmeiras na Libertadores, o clube paraguaio reafirmou seu compromisso em garantir um ambiente livre de atos discriminatórios em seus jogos, como declara ter feito historicamente.
O comunicado oficial do Cerro Porteño ressaltou que os dirigentes devem servir de exemplo para os torcedores e que a equipe adotará medidas de segurança e prevenção para assegurar partidas pacíficas e sem episódios de discriminação. O time enfrenta o Palmeiras nos dias 9 de abril, no Allianz Parque, e 7 de maio, no Paraguai.
“Nos comprometemos a tomar absolutamente todas as medidas de segurança e prevenção para garantir o desenvolvimento pacífico destes jogos, sem violência ou atos discriminatórios de qualquer tipo”, declarou o clube.
O Cerro Porteño também informou que está investigando casos recentes com apoio de instituições do Estado paraguaio. Em seu apelo aos torcedores, pediu “contenção e prudência”, reforçando o compromisso com um futebol respeitoso e livre de violência.
Os times estão no Grupo G da Libertadores, que também conta com Sporting Cristal, do Peru, e Bolívar, da Bolívia. O histórico recente entre Palmeiras e Cerro Porteño inclui polêmicas, como o caso de racismo sofrido pelo atacante brasileiro Luighi na Libertadores sub-20, quando a torcida paraguaia proferiu insultos discriminatórios. Como punição, a Conmebol multou o Cerro Porteño em 50 mil dólares (cerca de R$ 290 mil) e determinou que a equipe jogasse com portões fechados no torneio de base, além de realizar uma postagem educativa nas redes sociais. O Palmeiras considerou a pena branda.
Durante o sorteio da Libertadores, Paulo Buosi, vice-presidente do Palmeiras, discutiu com o presidente do Cerro Porteño sobre o episódio de racismo, acirrando ainda mais a rivalidade.
Atualmente, o Cerro Porteño ocupa a quarta posição no Campeonato Paraguaio, com 14 pontos, nove atrás do líder Olimpia. O Palmeiras, por sua vez, disputa a final do Campeonato Paulista contra o Corinthians.
Veja a nota do Cerro na íntegra
O Club Cerro Porteño afirma que, após o resultado do sorteio da fase de grupos correspondente à Copa CONMEBOL Libertadores 2025, que teve como consequência o concurso entre nossa instituição e a SE Palmeiras no mesmo grupo, e, de acordo com os últimos acontecimentos, desejamos expressar a opinião pública
1. Certamente, é uma realidade que o flagelo da discriminação e da violência está fortemente enraizado na sociedade, não só latino-americana, mas mundial. Esses comportamentos incompreensíveis são levados a diferentes áreas, como o futebol, mas não têm sua origem ou nascem lá.
2. Cerro Porteño, como se comprometeu, vem realizando diversos trabalhos de investigação com instituições do Estado e de conscientização com os fãs, como consequência dos fatos de conhecimento público.
3. Quanto aos eventos esportivos que o Club Cerro Porteño oficiará na condição de local nesta próxima fase, nos comprometemos a tomar absolutamente todas as medidas de segurança e prevenção para garantir o desenvolvimento pacífico destes, sem violência ou atos discriminatórios de qualquer tipo, como sempre.
4. Por sua vez, expressamos publicamente nossa preocupação com inúmeros comentários nas redes sociais e declarações em outros meios de comunicação, que só conseguirão ter como consequência a exacerbação do ânimo dos fãs.
5. Por esta razão, fazemos um apelo de medida e prudência, instando os fãs em geral, bem como os oficiais das instituições esportivas, a se comportarem de acordo com os regulamentos atuais, bem como de acordo com as regras básicas de convivência, com o desejo de conseguir entre todos a disputa de encontros esportivos pacíficos tanto dentro quanto fora do campo de jogo.
6. A conduta dos dirigentes dos clubes deve ser um exemplo para os seus adeptos, demonstrando assim moderação e respeito mutuo.
7. Acreditamos firmemente que é nosso dever trabalhar em conjunto como clubes esportivos que somos, com o desejo de conscientizar o público e aplicar os mecanismos pertinentes para afastar do futebol todo tipo de comportamento discriminatório, todo tipo de comportamento agressivo e violento, enfim, todo tipo de comportamento que produz desunião entre as pessoas.
8. Por tudo o que foi exposto, estamos disponíveis para dialogar com nossos pares no âmbito do decoro, da cortesia e do respeito recíproco.
Do Club Cerro Porteño reafirmamos nosso compromisso inabalável em promover o futebol com respeito dentro e fora do campo de jogo, sem nenhum tipo de ato de violência.
