Connect with us

Libertadores

Botafogo domina primeiro tempo, mas vacila e perde para La U na estreia da Libertadores

Universidad de Chile x Botafogo pela Conmebol Libertadores
Foto: Vítor Silva/Botafogo

Botafogo domina o primeiro tempo, mas é derrotado pela Universidad de Chile por 1 a 0 na estreia da Libertadores. Igor Jesus é expulso nos acréscimos.

O Botafogo iniciou sua defesa de título na Copa Libertadores 2025 com um tropeço amargo. Fora de casa, no Estádio Nacional de Santiago, o Glorioso foi superado por 1 a 0 pela Universidad de Chile, em jogo válido pela primeira rodada da fase de grupos. O time brasileiro teve mais posse de bola e controle territorial durante boa parte da partida, mas voltou a pecar na criação ofensiva e foi castigado na segunda etapa.

Com mais de 65% de posse nos primeiros 45 minutos, a equipe comandada por Artur Jorge controlou o meio-campo e impôs seu ritmo desde os minutos iniciais. A La U, por outro lado, apostou em transições rápidas para explorar os espaços deixados pelo Botafogo. Aos 13 minutos, Leandro Fernández acionou Altamirano, que finalizou livre, mas sem direção.

O Glorioso só conseguiu criar uma boa chance real aos 28. Em jogada bem trabalhada pelo lado direito, Santi Rodríguez encontrou Igor Jesus dentro da área, mas o atacante finalizou com pouco ângulo e parou nas mãos do goleiro Castellón.

La U cresce no segundo tempo e garante os três pontos
Na volta do intervalo, o técnico Gustavo Álvarez mexeu no time e colheu resultados imediatos. Com a entrada de Nicolás Guerra e Poblete, a Universidad de Chile ganhou mobilidade no ataque, criando dificuldades para o encaixe da marcação alvinegra.

Logo aos dez minutos, Di Yorio testou livre na área e obrigou John a fazer grande defesa. O lance, anulado por impedimento, já demonstrava a mudança de cenário. Aos 15, veio o castigo. Em transição rápida, Sepúlveda serviu Nico Guerra, que cruzou rasteiro para Di Yorio. O atacante, livre, dominou e finalizou no canto para abrir o placar: 1 a 0.

O Botafogo tentou reagir com as entradas de Jeffinho e Artur, mas seguiu sem criatividade no terço final. Para piorar, perdeu uma peça importante nos acréscimos: Igor Jesus, que já tinha cartão, foi expulso após deixar o braço em um adversário, complicando ainda mais o cenário para o próximo compromisso.

Próximos compromissos
Sem tempo para lamentações, o Botafogo volta a campo no sábado para enfrentar o Juventude pelo Campeonato Brasileiro, no Nilton Santos. Na terça-feira, o Glorioso recebe o Carabobo, da Venezuela, buscando a reabilitação na Libertadores diante da torcida.