Ícone do site Futebol360.net

Argentina vence Uruguai fora de casa e dispara na liderança das Eliminatórias

Uruguai x Argentina

Foto: AFA

Com golaço de Almada, Argentina vence o Uruguai por 1 a 0 no Centenário e segue líder isolada das Eliminatórias Sul-Americanas para a Copa do Mundo de 2026

A Argentina continua dominante nas Eliminatórias Sul-Americanas para a Copa do Mundo de 2026. Na noite desta sexta-feira (21), mesmo sem apresentar um futebol exuberante, os Hermanos bateram o Uruguai por 1 a 0, no Estádio Centenário, em Montevidéu. O golaço de Thiago Almada, ex-Botafogo, no segundo tempo, garantiu mais três pontos e consolidou a liderança da seleção albiceleste.

Com a vitória, a Argentina chegou a 28 pontos, mantendo a primeira colocação da tabela com folga. Já o Uruguai, que começou a rodada em segundo lugar, caiu para a quarta posição, com 20 pontos, sendo ultrapassado por Equador e Brasil. Na próxima terça-feira, os argentinos têm pela frente um clássico de peso: enfrentam a Seleção Brasileira, no Estádio Monumental de Núñez.

Primeiro tempo de pouca inspiração e equilíbrio truncado
A etapa inicial foi marcada por um duelo tático e com pouca criatividade ofensiva. Mesmo com maior posse de bola – em determinado momento superando os 75% –, o Uruguai não conseguia concluir jogadas ou finalizar com perigo. A Argentina, por outro lado, se mostrou mais objetiva nas ações ofensivas, mesmo tendo menos a bola nos pés.

A primeira boa chance veio com Paredes, que arriscou de fora da área, mas sem sucesso. A melhor oportunidade dos donos da casa aconteceu aos 33 minutos, quando Arrascaeta bateu firme da entrada da área e exigiu boa defesa de Emiliano Martínez.

Ainda no primeiro tempo, Arrascaeta foi substituído por De La Cruz, ambos jogadores do Flamengo. A reta final foi tensa, com disputas ríspidas e algumas confusões entre os atletas, mas sem que o placar fosse alterado.

Golaço de Almada decide e Argentina controla o jogo
O segundo tempo começou mais movimentado, e logo aos 4 minutos a Argentina quase abriu o placar com Almada, que parou em ótima defesa do goleiro Rochet. O jogo ganhou ritmo, com a Argentina mais presente no campo ofensivo e o Uruguai tentando reagir, mas sem organização.

Aos 23 minutos, o lance decisivo: após boa jogada de Julián Álvarez, Thiago Almada dominou na entrada da área, ajeitou e acertou um belo chute no ângulo, sem chances para o goleiro uruguaio. O golaço garantiu a vitória e reforçou o protagonismo do meio-campista na campanha argentina.

Após o gol, a Argentina controlou bem o jogo, neutralizando as tentativas do Uruguai, que tentou pressionar na base da vontade, mas com pouca criatividade. Nem Valverde nem Darwin Núñez conseguiram contribuir, sendo substituídos por opções menos experientes. No fim, Nico González ainda foi expulso nos acréscimos por falta dura, mas a vitória dos Hermanos foi confirmada sem grandes sustos.

Classificação atualizada das Eliminatórias (após 13 rodadas):
1. Argentina – 28 pontos
2. Brasil – 21 pontos
3. Equador – 22 pontos
4. Uruguai – 20 pontos
5. Paraguai – 20 pontos
6. Colômbia – 19 pontos
7. Bolívia – 13 pontos
8. Venezuela – 12 pontos
9. Peru – 13 pontos
10. Chile – 9 pontos

Sair da versão mobile